Mecânica

5 dicas para prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro

Faz 30° na rua. Você entra no carro e só liga o ar condicionado depois de girar a chave e dar a partida para “não forçar o motor”, não é mesmo? Pois saiba que você pode, sim, ligar o carro com ar condicionado funcionando. A Barbara Brier, Fundadora e Diretora da empresa de consultoria Brier Cars, vai explicar o motivo e revelar outras dicas importantes sobre cuidados com o ar condicionado automotivo. Vem com a gente!

1) A crença de que você não pode ligar o carro com o ar condicionado ligado é um mito Consultamos a Barbara, que explicou a fisiologia da questão: “O sistema elétrico do carro entende que o ar condicionado pesa o motor. Ele tem um relé, um dispositivo, que libera toda a energia da bateria para dar partida no motor e funcionar nos primeiros giros. E depois ele liga o ar condicionado”. Fique tranquila, não há nenhuma sobrecarga. Você só deve se preocupar caso o seu carro tenha mais de 10 anos, pois esta é uma vantagem dos carros mais modernos.

2) Não deixe de usar o ar condicionado para fazer economia

A estrutura interna do sistema é constituída de modo a otimizar suas condições com o uso. O sistema possui um gás que “arrasta” um óleo que lubrifica as partes internas. “Se eu não usar o ar condicionado com certa regularidade, com o tempo, esse lubrificante interno não passa pelas galerias e algumas partes da tubulação, que têm anéis de borracha, ressecam porque que não recebem a lubrificação. Então se você não usou para economizar, o que acontece? Resseca e estraga”, explica Barbara. E a economia que você acha que fez gera um gasto desnecessário com manutenção.

3) Use a ventilação mesmo que você não utilize o ar

É muito importante manter a circulação de ar dentro do carro. Ligue a ventilação mesmo que seja no nível mais baixo. A circulação de ar promove a eliminação de sujeira e bactérias dentro das galerias do sistema. E o não uso da ventilação, além de mau cheiro, pode acarretar problemas respiratórios justamente por este acúmulo de microorganismos.

4) Troque o filtro anti-polen

O filtro anti-polen é um filtro de papel. Com o tempo, ele fica sujo devido ao acúmulo de poeira e deve ser trocado com periodicidade. O filtro anti-polen pode ser trocado por você mesma. Ele é vendido em lojas de peças automotivas e nas mais variadas lojas online. O modo de trocar você pode aprender em um bom vídeo de “como fazer”, facilmente encontrado no YouTube. 😉

5) Contrate uma empresa especializada para fazer a limpeza do sistema

Existem oficinas mecânicas que oferecem este serviço, mas ele também pode ser realizado por empresas especializadas em ar-condicionado. Porém, não adianta apenas limpar sem eliminar a causa da sujeira e mau cheiro, que são os microorganismos acumulados. Isso é feito através da aplicação de ozônio e a Barbara explica a importância desta limpeza: “Eles (a empresa especializada) colocam uma maquininha com ozônio dentro do carro e esse ozônio mata qualquer bactéria”. O ozônio elimina o oxigênio e, consequentemente, mata os microorganismos aeróbios, ou seja, os que dependem do oxigênio para sobreviver.

Mas com que frequência esta limpeza e a troca de filtro devem ser feitas?

O ideal é você consultar o manual do seu veículo ou quando perceber qualquer mau cheiro sempre que ligar o ar. Se você sentir um cheiro ruim, verifique o filtro. Se estiver sujo, você já pode fazer a troca. Se o mau cheiro continuar, já é hora de pagar pelo serviço contratando uma empresa que vai realizar a aplicação do ozônio, descrita logo acima. Os sistemas de carros que circulam nos grandes centros urbanos ou em estrada de chão batido estão mais suscetíveis à sujeira e devem passar por uma limpeza e troca de filtros mais frequentes.

Agora que você já sabe como cuidar do ar e, principalmente, que NÃO TEM PROBLEMA ligar o carro com ele funcionando, já pode curtir o passeio mais tranquila e “fresquinha”, certo? E se você sabe de alguma outra dica para manter o bom funcionamento do ar condicionado, pode compartilhar com a gente nos comentários! 🙂

 

  • Mecânica Você sabe quais são os cuidados básicos para garantir vida longa a sua moto?

    Saiba mais
  • Mecânica Quando comprar carro com câmbio automático vale a pena?

    Saiba mais