Mecânica

Ainda insegura na hora de trocar o pneu? Siga essas dicas!

Trocar o pneu é uma das lições mais básicas da auto-escola, mas ainda gera uma insegurança para muitas motoristas. Em vez de torcer para nunca acontecer, porque não se preparar para essa situação?

O pneu furou no meio do caminho? Siga os passos:

    Encontre um lugar para parar: plano, estável e seguro. Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha (ou deixe-a na posição “P”, em carros automáticos).

  • Ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de sinalização na traseira do veículo – mais ou menos a uns 30 metros.
  • Pegue a chave de roda, o macaco e o estepe, que devem estar no porta-malas (o kit é obrigatório por lei). Você também vai precisar do manual do proprietário, para saber exatamente onde posicionar o macaco.
  • Retire a calota (aquela peça metálica presa na parte externa das rodas).
  • Com a chave de roda, retire as capas protetoras dos parafusos e afrouxe as porcas, girando-as no sentido anti-horário. Você pode usar o peso do corpo para ajudar a girar, apoiando os pés na chave de roda. Mas atenção: não solte as porcas completamente.
  • Pegue o macaco e encaixe-o no local indicado no Manual do Proprietário, perto da roda.
  • É hora de usar a força! Levante o veículo até o pneu se distanciar do chão. Lembre-se que o estepe é maior que o pneu furado.
  • Agora sim, solte completamente todos os parafusos.
  • Retire o pneu vazio.
  • Encaixe o estepe no eixo, sem esquecer de alinhar o aro com os parafusos da roda.
  • Aperte os parafusos, desta vez, girando no sentido horário.
  • Abaixe o carro e termine de apertar os parafusos (certifique-se de que eles estão bem apertadinhos mesmo!)
  • Recoloque a calota
  • Guarde o pneu furado e siga a viagem normalmente!

 

Ainda resta o último passo, importantíssimo: levar o pneu furado até um borracheiro. O estepe é apenas provisório, não invente de ficar rodando dias com ele.

Você já passou por essa experiência? Conte aqui nos comentários como você saiu dessa. 🙂  

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