No Volante

Como dirigir em um alagamento

Dirigir por ruas alagadas requer atenção redobrada e algumas medidas de segurança

Tão comuns quanto as altas temperaturas, as chuvas de verão representam um drama até para os motoristas mais experientes. E nem é preciso grandes volumes, não. Em poucos minutos, o tempo fecha e despeja uma pancada que já é o suficiente para alagar ruas, danificar semáforos e gerar um caos no trânsito.

O De Carona com Elas reuniu algumas dicas sobre atitudes que vão garantir a sua segurança e do seu carro em caso de alagamento. Veja:

Se a chuva apertar, procure abrigo

Dependendo da situação, se estiver chovendo sem parar ou a via já estiver alagada, o melhor a fazer é ligar o alerta e procurar um lugar para abrigar o carro (um posto de gasolina, por exemplo). Nenhum compromisso é inadiável quando se trata da sua segurança, certo?

Mantenha o carro na primeira marcha

Se decidir prosseguir, engate a primeira marcha e mantenha a aceleração constante Não deixe o carro apagar, para a água não respingar no motor e danificar os componentes eletrônicos. Importante:

Observe a altura da água

Está de frente para um trecho alagado e não sabe se para ou continua? Observe a altura da água nos carros à sua frente. Atravesse o trecho somente se o nível estiver abaixo da metade da roda.

Desligue o ar-condicionado e use os faróis de milha

O ar-condicionado usa a potência do motor para funcionar, potência essa que você vai precisar para se locomover. Outra dica é usar os faróis de milha e luz baixa, que iluminam o chão.

Mantenha distância do carro da frente

Em vias alagadas, os automóveis criam ondas maiores que o nível de água acumulado, aumentando o risco e molhar o motor e o interior do veículo, através das entradas de ar.

Na rodovia: alerta para a aquaplanagem

Nas rodovias, a regra é outra. A garoa é justamente a mais perigosa. É que a chuva torrencial “lava” o asfalto, enquanto a chuva mais fina, que cai ao longo do dia cria acúmulos de água que causam a temida aquaplanagem.

Por isso, em dias chuvosos, conduzir o veículo em velocidade reduzida é primordial. Nesse caso, também vale a máxima de tomar distância do carro da frente. Se perceber que o rastro do carro da frente desaparece muito rápido, fique atento: é sinal de muita água na pista.

Previna-se: mantenha os pneus calibrados adequadamente

Ter pneus calibrados faz toda a diferença na hora de encarar uma tempestade na direção. O atrito do pneu com o asfalto é essencial para manter o carro na pista. Se, mesmo assim, o veículo aquaplanou, tire o pé do acelerador gradualmente e segure o volante com as duas mãos firmes. Não freie, nem tente desviar.

Atenção redobrada

O trânsito pode ficar um caos com mais carros nas ruas, a velocidade reduzida e a visão comprometida, sem contar os problemas nas vias como alagamento, árvores interrompendo passagem, pane nos semáforos. Portanto, mantenha a calma e redobre a atenção!

Tem mais alguma dica para agir em casos de alagamento? Deixe aqui nos comentários!

 

  • Mecânica 5 dicas para prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro

    Saiba mais
  • Mecânica Você sabe quais são os cuidados básicos para garantir vida longa a sua moto?

    Saiba mais