No Volante

Como fazer a baliza perfeita em oito passos

Estacionar entre dois carros na rua pode ser um desafio, principalmente em vias movimentadas, quando todos os outros motoristas parecem impacientes. Você consegue manter a calma nesta situação? É normal sentir um pouco de nervosismo, por isso, a dica mais importante é: tente manter a calma antes de começar a manobra. Confie no seu conhecimento e ignore a pressão.

Se começar e perceber que não vai conseguir concluir, não tenha medo de voltar ao primeiro passo com tranquilidade. Lembre-se que é fundamental sinalizar para os outros motoristas que você está entrando ou saindo da vaga.

Confira os oito passos da baliza perfeita:

1. Faça a marcação correta: pare em paralelo com o carro à frente da vaga, deixando traseira com traseira. Coloque a marcha ré.

2. Gire o volante para o lado em que você quer entrar.

3. Com calma, comece a dar ré (tomando cuidado para não encostar no meio-fio).

4. Quando você enxergar metade do carro de trás pelo retrovisor, é hora de parar e inverter o volante.

5. Gire o volante para o lado contrário para posicionar o seu carro dentro da vaga.

6. Posicione o seu veículo entre os dois carros.

7. Mude para a primeira marcha e alinhe o volante.

8. Para terminar, é só ajustar seu espaço na vaga para manter uma distância entre os carros e pronto! Você terminou a baliza corretamente.

Se você tem algum truque, compartilhe com a gente nos comentários. Nada como trocar dicas com motoristas experientes e que já estão acostumados a realizar as manobras que, para os iniciantes, parecem ainda desafiadoras.

  • Dicas práticas 5 boas práticas na estrada

    Antes de colocar o pneu na estrada, é fundamental checar se o seu carro está equipado e saber o que fazer nas situações mais frequentes das rodovias. Confira!

    Leia mais