No Volante

Filmes sobre estrada que vão te inspirar a pegar a direção

Viajar sempre rende boas histórias. Se o destino é logo ali ou vai exigir horas e horas no volante, o que importa é curtir o caminho, certo? Tudo bem se rolar um pequeno drama (não deu para sair na hora planejada!), e até um suspense leve (será que essa é a estrada certa?), porque tudo isso torna a jornada ainda mais interessante. Além disso, quando a companhia é boa, as risadas transformam qualquer obstáculo em comédia. Não é à toa que viagens inspiram tantos filmes incríveis! O melhor? Cada um deles nos faz ter ainda mais vontade de viajar!

Se ainda falta um pouquinho de coragem, confira as dicas que preparamos para sua primeira empreitada. Agora, se o que falta é motivação, aproveite para ver (ou rever) estes filmes em que a estrada também é personagem principal:

Pequena Miss Sunshine (assista ao trailer)

A pequena Olive é uma menina incrivelmente fofa que decide participar de um concurso de beleza. A família cheia de problemas resolve viajar (de Kombi!) para levá-la até o local da prova. O filme é de 2006, então é provável que você até já tenha assistido, mas vale rever, já que são muitos personagens interessantes e cenas divertidas. Para além da aventura na estrada, é reconfortante saber que mesmo famílias tão estranhas são capazes de grandes atos de amor.

 

Colegas (assista ao trailer)

A gente nem precisa citar Thelma & Louise, um clássico absoluto dos filmes de estrada, certo? Ele é uma referência tão forte que já aparece dentro de outros filmes, como acontece nesta produção brasileira divertida e comovente. Três amigos com Síndrome de Down apaixonados por cinema resolvem fugir (ao estilo das personagens do filme americano) para realizar seus sonhos de ver o mar, voar e casar. Como em muitas produções do gênero, sobram aventuras pelo caminho!

 

A vida secreta de Walter Mitty (assista ao trailer)

Salvar um trabalho pode ser uma motivação tão boa quanto qualquer outra para colocar os pés na estrada. O que importa mesmo é transformar em realidade aquelas viagens que durante muito tempo você vive apenas na imaginação. É isso que o personagem Walter Mitty, vivido por Ben Stiller, faz neste filme que explora uma jornada individual com paisagens de tirar o fôlego. Quem sabe o tímido funcionário da revista Life não é exatamente a inspiração que você precisa para deixar vir à tona o seu lado mais aventureiro? 

 

 

Comer, rezar e amar (assista ao trailer)

Precisa viajar um ano por alguns dos lugares mais incríveis do mundo para viver uma experiência digna de cinema? Claro que não! Mas passar um tempo sozinha, vivendo experiências novas, está ao alcance de qualquer uma de nós e também pode ser transformador. Se ainda não assistiu ao clássico Comer, rezar e amar, com Julia Roberts no papel principal, prepare-se para emoções intensas com este filme. Se já viu, sabe que sempre vale a pena rever quando estamos precisando relaxar e ganhar inspiração para pensar sobre a vida. Ele já faz parte da sua lista de favoritos?

 

 

Priscilla, a Rainha do Deserto (assista ao trailer)

Não surpreende que essa produção australiana tenha levado o Oscar de Melhor Figurino em 1995. Mais de 20 anos depois de seu lançamento, o filme também já é um clássico. O grupo que faz shows como drag queens viaja pelo deserto australiano a bordo do ônibus batizado como Priscilla. Além das boas risadas, fica guardada na memória a divertida performance com a música I Will Survive.

 

Central do Brasil (assista ao trailer)

Entre tantos clássicos, esse ícone do cinema nacional não poderia ficar de fora, não é? A produção rendeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz para Fernanda Montenegro e Melhor Filme Estrangeiro. A viagem é pelo Brasil, de uma professora que decide levar um menino em busca do pai, no sertão nordestino. A produção é para quem busca se emocionar com um drama comovente. E para quem acredita que muitas vezes a jornada importa muito mais do que o destino.

 

(assista ao trailer)

Às vezes uma viagem é a desculpa perfeita para fazer surgir ou fortalecer uma amizade improvável. Este filme, produzido pela Netflix, é exatamente sobre isso. E sobre as atrações turísticas igualmente improváveis que podem surgir no caminho. Um escritor que decide ser cuidador e um adolescente com distrofia muscular embarcam nesta jornada singular, em que as estradas são como várias outras de filmes americanos, mas a história é especial e emocionante. Depois de assisti-lo, se ainda não tiver com as malas prontas, no mínimo você vai estar pensando: “o que me impede de começar a minha viagem agora mesmo?”

E você? Qual seu filme favorito de viagem? Compartilhe sua dica com a gente nos comentários!

 

 

  • No Volante Como dirigir em um alagamento

    Saiba mais