Organização

Organize seu carro para garantir mais segurança e bem-estar


Os benefícios de manter o carro organizado vão além da economia de tempo. É claro que, em qualquer ambiente em ordem, você localiza rapidamente o que precisa e não perde horas vasculhando cada canto para descobrir onde deixou algum objeto.

Quando se trata do veículo, porém, a principal vantagem é a segurança: se estiver distraída tentando encontrar algo como um pano para limpar o vidro, por exemplo, sua atenção ao volante será prejudicada – isso é sempre um risco! Para piorar, objetos deixados soltos pelos bancos podem motivar a ação de assaltantes nas cidades onde a violência é um problema mais grave.

Vanessa Martins hoje é coach e sócia da Torigoe Oficina Automotiva Sustentável. Ela conta que já foi muito desorganizada no passado, mas agora adotou novos hábitos e compartilha dicas com clientes, sempre que tem oportunidade:


Objetos deixados soltos pelos bancos podem motivar a ação de assaltantes nas cidades onde a violência é um problema mais grave.


Vanessa lista cinco dicas para quem quer manter o carro organizado:

1. Use organizadores específicos para a sua necessidade. Há diversos modelos e tamanhos em lojas de acessórios domésticos. Existem opções para quem quer guardar óculos, materiais de brincadeira e pintura para crianças, cabos. É só escolher de acordo com a sua necessidade. Eles são específicos para veículos.

2. Mantenha um saquinho de TNT para deixar um par de sapatos extra dentro do carro. Essa dica é especialmente para as mulheres que vão a festas ou outros eventos de salto alto, mas preferem dirigir com uma sapatilha ou sandália. “É importante deixar o calçado que fica no carro dentro de um saquinho, para evitar a circulação de bactérias”, explica Vanessa.

3. Adote uma sacolinha de lixo para descartar papéis, pacotes de biscoito, latinhas de bebida. Jogar lixo pela janela, nem pensar! Com uma sacolinha de lixo adequada, os resíduos não ficam soltos pelo carro e depois você pode descartá-los no lugar correto.

4. Evite deixar dentro do carro aqueles produtos que podem sofrer alterações sob altas temperaturas, como maquiagem e protetor solar. O ideal é guardá-los em um organizador ou necessáire que possa ser facilmente retirado caso você vá deixar o carro na rua, sob o sol forte, em um dia muito quente.

5. Se precisar deixar objetos no carro, guarde-os em uma mochila e deixa a mochila sob o banco do carro ou no porta-malas. Isso garante que tudo o que você precisa está em um único lugar, facilitando o acesso. A medida também aumenta a sua segurança, já que evita que itens fiquem visíveis, sujeitos a eventuais furtos.

Uma recomendação extra é manter sempre um pacote de lenços umedecidos no porta-luvas: “Ele pode nos salvar em várias situações – se virar alguma coisa na roupa ou no estofado do carro, por exemplo”, orienta Vanessa. Um bloquinho e uma caneta também podem ser úteis. Tudo organizado da melhor forma possível, é claro! Ela também sugere medidas de higiene, como trocar o filtro do ar-condicionado regularmente.

Como coach, Vanessa comenta que devemos ficar atentas à bagunça no carro e na casa: “Às vezes, se a nossa vida está bagunçada, tudo fica bagunçado. É necessário mudar a cabeça mesmo porque, se a mente está em ordem, a gente consegue manter as coisas organizadas”.

  • DICA Você sabe como agir em uma enchente? 6 passos sair do alagamento com segurança

    Se você já passou por isso, sabe que é um momento de tensão. Por isso, para evitar danos no carro e garantir a sua segurança, é importante manter a calma e redobrar a atenção no trânsito.

    Saiba mais
  • DICA Primeiros socorros no trânsito: você sabe o que fazer quando alguém precisa de ajuda?

    Ter noção sobre primeiros socorros é fundamental para saber como agir em casos de acidentes de trânsito.

    Saiba mais