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Segurança para quem vai de carona: cuidados na hora do embarque e desembarque

Parar ou estacionar em lugar proibido não pode, nem que seja por apenas um minutinho, certo? A infração resulta em multa, pontos na carteira e o seu carro ainda pode ser guinchado. Ainda mais importante do que isso, a atitude pode expor motorista, passageiros e pedestres a riscos de acidente. Para quem quer relembrar ou tem alguma dúvida, sempre vale a pena dar uma revisada no Código Nacional de Trânsito.

Conhecer as leis faz parte das suas responsabilidades como motorista, mas estas informações também são úteis quando você está de carona. Afinal, é importante que você saiba que um carro não pode simplesmente parar em cima da calçada, estacionar na contramão ou utilizar uma vaga destinada a idosos ou deficientes físicos (a menos que o motorista tenha credencial para isso).

Para a motorista profissional Adriana Toledo, a preocupação com a segurança dos passageiros no momento do embarque e desembarque é constante: “Presto muito atenção se o lugar é seguro para eu parar sem provocar acidente, e também para os passageiros. Não me exponho em locais sujeitos a multa”. Ela enfatiza que costuma orientar para que todos desçam do veículo pelo lado da calçada, o que garante a segurança e o respeito ao código de trânsito. Além disso, Adriana nunca esquece de usar a seta para sinalizar aos demais motoristas a sua intenção de parar: “Venho dando seta para dar tempo de a pessoa sair de trás de mim. Tem gente que não entende e fica buzinando, mas não dou bola”.

A motorista comenta que prefere, quando possível, entrar com o carro no estacionamento do prédio ou condomínio em que o passageiro deseja embarcar ou descer do carro. Para ela, esta opção traz tranquilidade e segurança, já que não a obriga a ficar exposta a assaltos ou atrapalhar o tráfego dos outros veículos ou pedestres. “Eu não paro de qualquer jeito para a pessoa embarcar ou desembarcar. Se a pessoa que chamou pede que eu suba na calçada ou cometa alguma irregularidade, prefiro cancelar a corrida. E tem aqueles que quase saltam do carro em movimento. Eu não deixo isso acontecer”, destaca. Quando você está de carona, sempre é bom verificar com o motorista antes de abrir a porta para descer.

Além de seguir o exemplo de Adriana, fique atenta ao que diz o código de trânsito. Destacamos algumas das regras que você não pode esquecer, mas é importante que você conheça todas elas para contribuir para um trânsito mais seguro e evitar multas ou outras penalidades! Não esqueça que, em locais onde a parada é permitida, o tempo de parada é o necessário para embarque e desembarque dos passageiros. Se ficar mais que isso, mesmo com o carro ligado e o motorista dentro do carro, já se considera que o veículo está estacionado e, portanto, pode ser multado.

 

É proibido estacionar:

> Nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal:

> Junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas, desde que devidamente identificados;

> No passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público;

> Onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos;

> Impedindo a movimentação de outro veículo;

> Ao lado de outro veículo em fila dupla;

> Na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres;

> Na contramão de direção;

>Nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição.

 

É proibido parar:

> Nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal;

> No passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização;

> Na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres;

> Na contramão de direção;

> Em local e horário proibidos especificamente pela sinalização

 

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