Carteira de motorista aos 60 anos: quem disse que não pode?

Ana Maria Teodoro da Cruz conquistou a dela aos 59

“Queria provar pra mim mesma de que era capaz”, conta Ana Maria Teodoro da Cruz, 65 anos. Ela se refere à carteira de motorista, sonho que conseguiu realizar há seis anos. Moradora da cidade de Itajubá, em Minas Gerais, hoje é a motorista de toda a família, inclusive do marido, que sempre a conduziu.

Antes de todas as alegrias citadas acima, contudo, Ana Maria batalhou muito. Aos 13 anos, precisou abandonar os estudos para trabalhar. Atuou como fotógrafa entre os anos de 1964 e 1986 e, após uma passagem de dez anos pela prefeitura, resolveu retomar os estudos em 2003, aos 50 anos. Em 2006, formou-se no magistério.

A conquista da formação lhe deu embalo para realizar aquele outro sonho: o de dirigir. E em 2010, aos 59 anos, finalmente tirou a carteira. “Queria ter minha independência. Havia cansado de depender do meu marido. Andava mais de bicicleta”, lembra. “No começo, foi difícil. Diziam que eu nunca conseguiria”, diz ela, acrescentando que a realidade é totalmente outra: “Adoro dirigir.”

 

Primeiro carro

 

A motivação foi tanta que, com o primeiro salário como professora em 2012, ela deu entrada em seu primeiro carro. “Trabalhava em Santa Rita do Sapucaí, que fica a 40 quilômetros daqui. E ia dirigindo”, orgulha-se. Mesmo atualmente aposentada, faz questão de dizer: não para nunca. “Adoro passear e tirar fotos de tudo.”

Junto com a independência ao volante, Ana leva junto toda a família. Mãe de três filhas, conduz principalmente a mais nova, que ainda mora com os pais. E também o marido, que há três anos não dirige mais por problemas de saúde.
“Hoje, sinto-me realizada, sem medo ou restrições de dirigir. E não tenho nenhum ponto na carteira”, destaca. Ah, e ela acaba de renovar a habilitação – e de trocar de carro também. Conquista maior impossível.

  • Minha história Ela superou perdas, mudou de carreira e inspira mulheres que sonham em ter o próprio negócio

    Vanessa Martins começou do zero e hoje está à frente de uma oficina que é referência em sustentabilidade

    Saiba mais
  • Trânsito Direção preventiva: 10 passos para você dirigir com segurança

    Saiba mais