Dos teclados aos pincéis: artistas inspiram-se em mensagens reais de apoio

Mudar o mundo para melhor pode parecer um desejo muito grandioso, incompatível com o cotidiano da maioria das pessoas. O que nós raramente percebemos é que uma frase simples pode ter um poder gigante de transformar a vida de alguém. Foi isso que Clara Soares, nutricionista de 25 anos moradora de Porto Velho (RO), descobriu ao comentar um post da página Petrobras De Carona com Elas no Facebook. Ela havia chegado até a página por uma marcação de uma amiga. Um dia, viu uma pergunta sobre começar a dirigir e decidiu comentar:

“Eu escrevi, não publiquei, trabalhei o dia inteiro. No final do dia, vi o que tinha escrito e decidi publicar. Em minutos, tinha um monte de respostas. Eu nunca tinha visto nada assim, de tantas pessoas me dizerem que também tinham vivido aquela mesma experiência”.


A mensagem de Clara era muito simples: cada um tem seu tempo. Ela escreveu que no começo foi difícil assumir o volante e que hoje, quando se sente insegura com o carro, para e espera uma oportunidade de “prosseguir sempre, respeitando o meu tempo e não o tempo que esperam que eu tenha”. Este trecho foi um dos escolhidos pela campanha No Volante Sem Medo para ser transformado em obra de arte pela ilustradora Nina Moraes. No total, nove comentários, selecionados entre milhares, inspiraram três artistas a criar cartazes motivacionais que, a partir de agora, podem ser impressos, salvos e compartilhados gratuitamente a partir do site Petrobras De Carona com Elas.

Clara recebeu a pintura original das mãos de Nina.


Foto: Clava
Arte: Nina Moraes

“Eu tinha uma foto e a frase. A gente conhece a autora superficialmente, apenas por uma frase escrita no computador, mas acho que as mulheres se conectam de alguma maneira por sentimentos, medos, tensões. Me conectei com ela dessa forma e, quando a gente se encontrou, foi muito bonito ver a reação dela com o desenho”,

conta a artista.


Foto: Clava
Arte: Nina Moraes

A autora da frase mal acredita na experiência: “Às vezes nós queremos ser tão revolucionários, tão diferentes. E você vai lá e diz para o outro: “espere o seu tempo”. É algo tão simples. Para mim, é perfeito poder incentivar outras pessoas com algo que é tão real para mim. O quadro já está na parede do meu quarto e agora, todos os dias que eu acordo, eu olho para ele”.


A ilustradora Vanessa Kinoshita recebeu três frases como matéria-prima. Seu trabalho é inspirado na caligrafia japonesa em que, como ela explica, cada palavra também é uma forma que traduz um sentimento. A artista, que tem várias amigas que ainda não superaram o medo de dirigir, gostou muito da proposta de trazer mulheres reais como protagonistas.


Foto: Clava
Arte: Vanessa Kinoshita

Vanessa conta que ficou emocionada e surpresa ao encontrar pessoalmente uma das autoras das frases que ela ilustrou:

“A Carla é linda e me pareceu uma mulher muito bem resolvida. Senti que ela estava muito orgulhosa. Todas temos muitas batalhas, e percebi pelo olhar dela que aquilo tinha sido uma baita vitória. O mais lindo foi ver seu filho Eric, ao seu lado o tempo todo”.


Foto: Clava
Arte: Vanessa Kinoshita

E de ter uma mãe inspiradora Vanessa entende muito bem: foi com a mãe, Edna, que a artista aprendeu a dirigir, ainda adolescente. Ao chegar na auto-escola, sentiu-se preparada e segura. “Minha mãe é minha maior inspiração de mulher, de poder, de auto-estima. Ela me deu tudo isso e sou muito grata a ela”, conta. Com o trabalho criado a partir do comentário de Carla, Vanessa pode transformar em arte o mesmo sentimento que herdou da mãe – e que agora pode inspirar ainda mais mulheres: “Eu quero, eu posso, eu consigo. Temos que ter foco”.


O propósito inicial das autoras das frases pode ter sido incentivar outras mulheres com medo de dirigir, mas seus comentários vão muito além disso. Cada pessoa pode encontrar naquelas palavras o apoio que precisa para o seu desafio, não importa em qual dimensão da vida. Cimara Câmara, uma das autoras, escreveu: “Não dou ouvidos aos que não acreditam na minha força”. Ela acredita que as mulheres devem realmente ter mais confiança em si mesmas.


Foto: Clava
Arte: Ana Paula Zonta

Ao ver o quadro criado pela artista Ana Paula Zonta, conta que ficou surpresa:

“Como a artista pega uma frase que você escreveu e coloca no quadro exatamente o seu sentimento? Eu espero que isso possa incentivar mais pessoas. Fiquei muito feliz”.

Para a artista, todas as frases ilustradas servem para dar força em qualquer situação:

“É uma coisa de não ter medo, de ter coragem de enfrentar as coisas, e isso dá para aplicar em tudo”.

Foto: Clava
Arte: Ana Paula Zonta

Ana Paula não dirige – ela explica que tentou fazer a prova quatro vezes quando tinha cerca de 25 anos. Hoje, acha que se sairia melhor nos exames, mas não sente mais vontade e também acha que um carro não se encaixaria no seu estilo de vida. Ela reflete:

“Acho muito importante esse movimento. Eu fui desencorajada e acabei desistindo. Muitas mulheres são desencorajadas. É legal que elas se envolvam e incentivem outras pessoas. Talvez algo assim tivesse feito diferença para mim na época”.

Entre tantas frases inspiradoras, qual é a sua favorita? Qual mais tem a ver com o desafio que você enfrenta hoje na sua vida? Acesse a página da campanha No Volante Sem Medo para escolher seu pôster. Você pode colecionar, salvar seus favoritos, compartilhar e, claro, presentear seus amigos com as criações inspiradoras dessas mulheres.

  • CAMPANHA Cada comentário importa

    Mas aquele que inspira nos marca muito mais. Descubra como a comunidade Petrobras De Carona Com Elas provou isso.

    Saiba mais
  • CAMPANHA Nove mulheres com mensagens simples e cheias de poder

    Saiba mais