Propósito

A Petrobras Distribuidora realiza há cinco edições uma seleção pública de projetos para circulação de teatro pelo país por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC). Em 2016, chegamos à 240 espetáculos patrocinados, alcançando 150 municípios e cerca de 650 mil pessoas. Com o resultado do Edital 2017/2018 chegaremos a marca de 300 circulações teatrais.

O PPDC busca contribuir com a cena teatral brasileira, apoiando a circulação de peças não inéditas. Circular o teatro num país de dimensões continentais é um desafio de mobilidade que vai ao encontro do propósito da Petrobras Distribuidora, de ser uma rede de postos e serviços que também apoia a cultura a realizar todo o seu potencial.

A partir dessa percepção e do histórico de cinco edições do programa, vislumbramos essa primeira edição do Conversas Teatro em Movimento como o início de um estreitamento da relação entre a Petrobras Distribuidora e os produtores de teatro do país, tendo em vista possíveis inovações no fomento cultural da empresa e na circulação de cada grupo artístico.

Propomos trazer à cena experiências significativas em torno de eixos temáticos relevantes para a ação de circulação proposta pelo PPDC: desde as dificuldades de viajar com os espetáculos, passando pela importância da realização de ações de formação de público e encontros com grupos locais, além de formas efetivas de garantir a acessibilidade, hoje, uma exigência da Lei Rouanet. Para tratar desse tema, convidaremos grupos de teatro que já foram contemplados pelo programa que compartilharão conosco suas percepções, dificuldades e superações em cada jornada.

Também nos interessa provocar a reflexão de pesquisadores da área da cultura e das artes cênicas, que nos ajudem a construir uma visão atual, sistêmica e estruturada sobre aspectos com influência direta na circulação de teatro, formação de redes, articulação de classe, diálogo com entidades e parceiros estratégicos, na otimização de ações e na construção de legislação para o setor.

Vem com a gente!